Nélio Bizzo » Livros

Livros

Confira as obras realizadas pelo Prof. Nélio Bizzo

Com uma linguagem simplificada, dinâmica e atual, o Prof. Nélio aborda nestas obras diversos temas da esfera pessoal e profissional, afim de levar o leitor e espectador a refletir sobre suas ações e condutas, e como elas podem ser moldadas para produzir resultados de qualidade.

Pensamento Científico: a natureza da ciência no Ensino

Resenha: A partir do trabalho de três ícones da ciência, Aristóteles, Galileu e Darwin, o professor Nélio Bizzo fala da construção histórica da ciência. Ele aponta como o pensamento de Aristóteles foi inovador, contrapondo a filosofia ao mundo dos mitos, mas aponta algumas limitações. O trabalho de Galileu é exposto, destacando sua oposição a ideias aristotélicas, em especial de sua física do movimento. Por fim, o trabalho de Darwin é discutido, com riqueza de detalhes da elaboração de suas teorias. Ao final, um capítulo apresenta reflexões sobre metodologia de ensino e as consequências para o ensino fundamental. O livro foi bem recebido pela crítica e tem sido utilizado como bibliografia em editais de concursos públicos, como o da Secretaria de Educação de São Paulo (2016).

Título: Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental

Editora: Melhoramentos – São Paulo – SP

Indique para um amigo

reconhecido-mec

Darwin: no telhado das Américas

Resenha: Neste livro, em segunda edição reformulada e ampliada, o professor Nélio Bizzo trata de aspectos pouco conhecidos de trabalho de Darwin, combinando aspectos científicos com detalhes de sua vida pessoal, como a namorada que queria deter sua viagem ao redor do mundo no Beagle. São revistos os passos de sua famosa viagem no continente sulamericano , em especial a descoberta da floresta fóssil de Villavicencio, próximo a Mendoza. O livro foi recomendado pelo MEC, no Programa Biblioteca do Professor e serviu de base para o documentário “Darwin nos Andes” (Tv Cultura), com link neste site (MIDIA). A segunda edição incluiu um capítulo sobre o fim do namoro, que incluiu grande polêmica familiar, além de ter sido uma grande decepção para Darwin. Sua primeira noite no Rio de Janeiro, depois de saber das notícias que chegavam da Inglaterra, foi de grande sofrimento, que não o deixou dormir toda a noite, em meio a lágrimas.

Título: Darwin: no telhado das Américas

Editora: Odysseus – São Paulo – SP

Ano: 2009 (2a. Edição)

Indique para um amigo

Evolução (série “De Olho na Ciência”)

Resenha: Este livro paradidático foi escrito para jovens de 11-12 anos e tem início com uma ficção, na qual três jovens encontram um esqueleto de um animal e tentam desvendar se é um dinossauro ou não.A partir dessa dúvida, o autor apresenta questões básicas sobre o passado paleontológico, falando da formação de fósseis, inclusive com uma sugestão de trabalho prático que pode ser facilmente replicada em qualquer escola. Os principais conceitos sobre a evoluçao biológica, em linguagem simples e acessível, são abordados, com foco no contexto sulamericano. Acompanha encarte com exercícios e projetos de pesquisa.

Título: Evolução (série “De Olho na Ciência”)

Editora: Ática – São Paulo – SP

Ano: 2014 (12a. Edição)

Indique para um amigo
1234
Bike-Chat: Organismos Geneticamente Modificados

7/03/2017

Bike-Chat: Organismos Geneticamente Modificados

Para participar do Bike-Chat é muito fácil: mande suas questões

Leia mais
Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

12/02/2017

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

Na parte final da palestra, o professor Nelio Bizzo mostra

Leia mais
Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – II

12/02/2017

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – II

Nesta segunda parte da palestra, o professor Nelio Bizzo

Leia mais
Histórias profissionais

3/10/2014

Histórias profissionais

Leia mais
Documentário – Darwin nos Andes

30/07/2014

Documentário – Darwin nos Andes

O professor Nélio Bizzo e seu filho Luís Eduardo refazem

Leia mais
Experiências de Ensino

29/07/2014

Experiências de Ensino

O professor Nélio Bizzo visitou algumas experiências de escolas públicas

Leia mais

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.