Confira as obras realizadas pelo Prof. Nélio Bizzo
Resenha: Como a Biologia se constituiu como ciência? A partir dessa pergunta, o professor Nélio Bizzo faz uma rápida passagem pelos principais ícones da ciência biológica, iniciando por Aristóteles, mas desfilando uma galeria de personagens, seja da Antiguidade, como Teofrasto, Pedanius Discoríades e Plínio, o Velho. Da Idade Média e do Renascimento são abordados Alberto de Böllstadt, Tomás de Aquino, Konrad Gesner, Andrea Cesalpino e Caspar Bauhin. Temas como a formulação de objetivos, o Trabalho Prático (laboratório e aulas de campo), e a organização do estágio supervisionado são discutidos com exemplos práticos. Tem sido referência na bibliografia de concursos públicos para professores, como o da Secretaria de Educação de São Paulo (2016)
Título: Metodologia do Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado
Editora: Ática Educadores – São Paulo – SP
Ano: 2012
Indique para um amigoResenha: A partir do trabalho de três ícones da ciência, Aristóteles, Galileu e Darwin, o professor Nélio Bizzo fala da construção histórica da ciência. Ele aponta como o pensamento de Aristóteles foi inovador, contrapondo a filosofia ao mundo dos mitos, mas aponta algumas limitações. O trabalho de Galileu é exposto, destacando sua oposição a ideias aristotélicas, em especial de sua física do movimento. Por fim, o trabalho de Darwin é discutido, com riqueza de detalhes da elaboração de suas teorias. Ao final, um capítulo apresenta reflexões sobre metodologia de ensino e as consequências para o ensino fundamental. O livro foi bem recebido pela crítica e tem sido utilizado como bibliografia em editais de concursos públicos, como o da Secretaria de Educação de São Paulo (2016).
Título: Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental
Editora: Melhoramentos – São Paulo – SP
Indique para um amigo Veja na integraResenha: Em diálogo com o professor Áttico Chassot, o professor Nélio Bizzo fala, no capítulo inicial, das relações entre o ensino de Biologia e a história da ciência, a partir das conclusões de vinte anos de trabalho. Ele dá exemplos de como a investigação histórica pode ser útil a educadores e, em uma proposta muito inovadora, fala de como construir hipóteses de reconstrução historiográfica a partir do trabalho com estudantes da educação básica. Com exemplos concretos, ele propõe o que foi chamado de “Bottom-Up Approach”, literalmente colocando de ponta-cabeça o fluxo tradicional de informação.
Título: Ensino de Ciências: pontos e contrapontos
Editora: Summus Editorial – São Paulo – SP
Ano: 2013
Indique para um amigo Veja na integraEstá em testes um novo website para auxiliar professores e
Leia maisA Associação Francesa para a Informação Científica (Afis) foi constituída
Leia maisEsse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.