Nélio Bizzo Arquivos » Artigo na Science Advances

Mídia

Veja o que foi publicado

31

sáb

Artigo na Science Advances

Categoria: Mídia

Artigo na Science Advances

 

 

Um artigo de nosso grupo de pesquisa apareceu em destaque na revista Science Advances, de alto fator de impacto. Ele retoma os dados de cinco teses de doutorado, citadas na bibliografia com os respectivos links, e repercutiu em diversos veículos de imprensa, inclusive na principal revista do grupo a revista Science.

25NOV

Para acesso ao artigo original da revista Science, que repercute nosso artigo, clique aqui =>https://bit.ly/ScienceMagAmazon

Os artigos destacaram diferentes aspectos da investigação, resultado do primeiro ano de pesquisas de um projeto temático financiado pela FAPESP, que tem pesquisadores de cinco instituições paulistas: USP, UNIFESP, UFABC USCS e Instituto Butantan. O material de divulgação preparado e que serviu de base para a imprensa pode ser visto ao final deste post.

SciAdv_1

O artigo é o primeiro resultado do projeto temático que visa estudar formas de introduzir o conhecimento brasileiro sobre biodiversidade nos currículos escolares. Ao mesmo tempo em que estão sendo estudados os artigos produzidos por cientistas sobre a biodiversidade brasileira, nos aprofundamos no conhecimento dos interesses e atitudes dos estudantes da educação básica e descobrimos algumas coisas muito importantes.

 

Para fazer download do artigo original em inglês, clique aqui=> https://bit.ly/advancessciencemag

Para fazer download do artigo em PORTUGUÊS clique  aqui => Franzolin_et_al_2020_PORTUGUES_vf1x

Diversos veículos repercutiram a matéria publicada pela UNIFESP (que pode ser vista aqui => https://bit.ly/3oMbqYE), que destacou a dimensão ecológica da pesquisa e suas consequências, mostrando o fato de que o conhecimento indígena da Amazônia pode ser a explicação para o maior interesse dos jovens daquela região pelo estudo da biodiversidade.

 

Sci_Dev_net_2

 

Outra matéria publicada em um site estrangeiro sobre ciência trouxe opiniões de outros cientistas sobre o artigo, citando Christopher Anderson, investigador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) da Argentina, que destacou a importância do estudo e de sua discussão, em especial sobre a abordagem crítica sobre a fauna exótica, mesmo que carismática. Em seguida é destacada a defesa que o artigo faz da inclusão dos conhecimentos dos povos indígenas na estudo da biodiversidade amazônica, ressaltando o entrelaçamento entre ciência e cultura, que inclui muito da biodiversidade desse importante bioma. A matéria completa está disponível em https://bit.ly/35MJywB).

A FAPESP, que financiou o projeto de pesquisa ligado diretamente ao artigo, repercutiu com duas matérias diferentes. A primeira delas foi publicada na REVISTA FAPESP (disponível em https://bit.ly/2TDoG3J), que destacou as consequências educacionais do artigo, que faz uma crítica aos materiais padronizados em todo país, defendendo a necessidade de um país continental como o Brasil ter conteúdos escolares contextualizados, em especial sobre a biodiversidade.
FAPESP_PesquisaX
A Agência FAPESP noticiou repercutiu a publicação com detalhe, em matéria que destacou os resultados da pesquisa e suas conclusões ressaltando a importância da cultura local indígena para o interesse sobre a biodiversidade amazônica (disponível em https://bit.ly/2HlofrR). O boletim Biota Highlights fez uma chamada para a matéria da Agência USP.

FAPESP_Agencia_x

O

A matéria mais completa foi publicada pelo Jornal da USP, exatamente ao final do embargo determinado pelo editores, no dia em que a matéria apareceu no site da revista Science Advances. Escrita por Ivanir Ferreira, a matéria detalha as diferentes fases da pesquisa e discute a percepção dos estudantes brasileiros sobre a biodiversidade. Termina por ressaltar a principal conclusão do estudo: os saberes indígenas podem explicar o interesse pela biodiversidade dos jovens amazônicos e talvez sejam essenciais para políticas de conservação.

Bizzo_2

A matéria completa está disponível em:https://bit.ly/3kMTMSa

 

O Blog do Jornal O GLOBO também produziu uma matéria, que também ressalta a contribuição das populações indígenas da Amazônia para a difusão do conhecimento sobre biodiversidade. Bizzo_3

 

O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO incluiu uma entrevista em uma longa matéria em seu site, destacando os achados da pesquisa e a repercussão que ela tem ganhado. Para ter acesso à matéria completa, clique aqui =>ESTADAO17NOV2020

EST_1

Essas são as fontes das matérias que foram reproduzidas em veículos de comunicação de grande nacional e internacional. O Diário do Grande ABC destacou uma matéria com um dos autores, o Prof. Paulo Garcia, com alcance regional e está disponível apenas para assinantes.

Para a imprensa, a Comunicação Social do grupo Science havia nos solicitado um Podcast, que foi produzido em diversas línguas, cuja versão em Português segue:

Mais Populares

Lactose: novo “veneno” a evitar?

Categoria: Nutrição

Lactose: novo “veneno” a evitar?

FUVEST 2019 – entenda as novidades

Categoria: Blog

FUVEST 2019 – entenda as novidades

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.