Veja o que foi publicado
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Categoria: Mídia
Um artigo de nosso grupo de pesquisa apareceu em destaque na revista Science Advances, de alto fator de impacto e recebeu o Prêmio Excelência em Pesquisa UNIFESP. Ele retoma os dados de cinco teses de doutorado, citadas na bibliografia com os respectivos links. Para assistir o vídeo sobre a premiação e conhecer o conteúdo do artigo, clique aqui: <https://bit.ly/3Og7HkD>
O artigo repercutiu em diversos veículos de imprensa, inclusive na principal revista do grupo a revista Science.
Para acesso ao artigo original da revista Science, que repercute nosso artigo, clique aqui =>https://bit.ly/ScienceMagAmazon
Os artigos destacaram diferentes aspectos da investigação, resultado do primeiro ano de pesquisas de um projeto temático financiado pela FAPESP, que tem pesquisadores de cinco instituições paulistas: USP, UNIFESP, UFABC USCS e Instituto Butantan. O material de divulgação preparado e que serviu de base para a imprensa pode ser visto ao final deste post.
O artigo é o primeiro resultado do projeto temático que visa estudar formas de introduzir o conhecimento brasileiro sobre biodiversidade nos currículos escolares. Ao mesmo tempo em que estão sendo estudados os artigos produzidos por cientistas sobre a biodiversidade brasileira, nos aprofundamos no conhecimento dos interesses e atitudes dos estudantes da educação básica e descobrimos algumas coisas muito importantes.
Para fazer download do artigo original em inglês, clique aqui=> https://bit.ly/advancessciencemag
Para fazer download do artigo em PORTUGUÊS clique aqui => Franzolin_et_al_2020_PORTUGUES_vf1x
Diversos veículos repercutiram a matéria publicada pela UNIFESP (que pode ser vista aqui => https://bit.ly/3oMbqYE), que destacou a dimensão ecológica da pesquisa e suas consequências, mostrando o fato de que o conhecimento indígena da Amazônia pode ser a explicação para o maior interesse dos jovens daquela região pelo estudo da biodiversidade.
Outra matéria publicada em um site estrangeiro sobre ciência trouxe opiniões de outros cientistas sobre o artigo, citando Christopher Anderson, investigador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) da Argentina, que destacou a importância do estudo e de sua discussão, em especial sobre a abordagem crítica sobre a fauna exótica, mesmo que carismática. Em seguida é destacada a defesa que o artigo faz da inclusão dos conhecimentos dos povos indígenas na estudo da biodiversidade amazônica, ressaltando o entrelaçamento entre ciência e cultura, que inclui muito da biodiversidade desse importante bioma. A matéria completa está disponível em https://bit.ly/35MJywB).
A FAPESP, que financiou o projeto de pesquisa ligado diretamente ao artigo, repercutiu com duas matérias diferentes. A primeira delas foi publicada na REVISTA FAPESP (disponível em https://bit.ly/2TDoG3J), que destacou as consequências educacionais do artigo, que faz uma crítica aos materiais padronizados em todo país, defendendo a necessidade de um país continental como o Brasil ter conteúdos escolares contextualizados, em especial sobre a biodiversidade.
A Agência FAPESP noticiou repercutiu a publicação com detalhe, em matéria que destacou os resultados da pesquisa e suas conclusões ressaltando a importância da cultura local indígena para o interesse sobre a biodiversidade amazônica (disponível em https://bit.ly/2HlofrR). O boletim Biota Highlights fez uma chamada para a matéria da Agência USP.
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A matéria mais completa foi publicada pelo Jornal da USP, exatamente ao final do embargo determinado pelo editores, no dia em que a matéria apareceu no site da revista Science Advances. Escrita por Ivanir Ferreira, a matéria detalha as diferentes fases da pesquisa e discute a percepção dos estudantes brasileiros sobre a biodiversidade. Termina por ressaltar a principal conclusão do estudo: os saberes indígenas podem explicar o interesse pela biodiversidade dos jovens amazônicos e talvez sejam essenciais para políticas de conservação.
A matéria completa está disponível em:https://bit.ly/3kMTMSa
O Blog do Jornal O GLOBO também produziu uma matéria, que também ressalta a contribuição das populações indígenas da Amazônia para a difusão do conhecimento sobre biodiversidade.
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO incluiu uma entrevista em uma longa matéria em seu site, destacando os achados da pesquisa e a repercussão que ela tem ganhado. Para ter acesso à matéria completa, clique aqui =>ESTADAO17NOV2020
Essas são as fontes das matérias que foram reproduzidas em veículos de comunicação de grande nacional e internacional. O Diário do Grande ABC destacou uma matéria com um dos autores, o Prof. Paulo Garcia, com alcance regional e está disponível apenas para assinantes.
Para a imprensa, a Comunicação Social do grupo Science havia nos solicitado um Podcast, que foi produzido em diversas línguas, cuja versão em Português segue:
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