Nélio Bizzo Arquivos » FUVEST 2019 – primeira fase tranquila –

26

seg

FUVEST 2019 – primeira fase tranquila –

Categoria: Blog

FUVEST 2019 – primeira fase tranquila –

A prova da FUVEST/2019 desta primeira fase trouxe questões criativas, que demandavam conhecimentos de diferentes áreas, favorecendo os candidatos bem preparados, que efetivamente compreendem o que estudaram, de modo a aplicar o conhecimento em situações concretas. Outras questões, como as de ecologia, genética, botânica, zoologia e fisiologia, podem ser consideradas clássicas. Os conhecimentos de Biologia demandados nessa prova foram aplicados em diferentes questões desses dois tipos, das quais selecionamos algumas, começando pela mais difícil (a numeração acompanha o caderno de questões divulgado do site da FUVEST, disponível em: https://goo.gl/nyU7CU). Textos de apoio e comentários pretendem ajudar na compreensão da resposta correta:

q30_Fuvest

q30Resp

Resposta correta:
(D) progesterona, estrógeno e eliminação da placenta.
Comentário: Observe o destaque no texto, ressaltando que a produção de estrógeno e progesterona, a partir de certo momento, passa a ser feita pela própria placenta, o que permite perceber que sua eliminação causaria a queda abrupta desses dois hormônios.

 

 

Q25_fuvest_txt

Q25_fuvest

Resposta correta:
(B) teve sua população reduzida como consequência indireta da diminuição da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.

 

 

q26tabelaQ26_fuvest

Resposta correta:
(C) I_Mata Atlântica; II-Pampas; III- Floresta Amazônica; IV- Cerrado

 

 

28-

q28_fuvest

q_28_resp

Resposta Correta:
(C) pteridófita
29-
q29_fuvest

q29_fuvest_resolv

Resposta Correta:
(E) –I- platelminto; II- molusco; III- penetração pela pele

 

 

32-
Q32_fuvest

Capa_2

Resposta Correta: (A) I-notocorda; II-pulmão; III-âmnio; IV-pelo; V-ovo com casca
Comentário: Trata-se de questão de síntese, que exige sobretudo o conhecimento dos anexos embrionários, em especial do aparecimento do âmnio, amplamente estudado no volume 2 da coleção Biologia, Novas Bases.

 

 

Q33_fuvest

Capa_3
Resposta Correta: (B) 1/200
Comentário: A probabilidade de III-2, sabidamente heterozigoto, contribuir com o autossomo recessivo é 1/2; a probabilidade de III-3 ser heterozigoto é 1/50, e de contribuir com o autossomo recessivo é de 1/2. Portanto: 1/2 x 1/50 x 1/2 = 1/200. O capítulo 4 do livro 3 da Coleção Biologia Novas Bases (pp.86-88) trata desses cálculos.

Mais Populares

Ilhas Galápagos: o descobrimento do ícone do darwinismo

Categoria: Blog

Ilhas Galápagos: o descobrimento do ícone do darwinismo

ASTE 2020 Presentation

Categoria: Blog

ASTE 2020 Presentation

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.