Nélio Bizzo Arquivos » FUVEST 2018 – Biologia – 1a fase -

28

ter

FUVEST 2018 – Biologia – 1a fase -

Categoria: Blog

FUVEST 2018 – Biologia – 1a fase -

Uma questão suscitou questionamentos por parte dos cursinhos. Ei-la:

Questão 42 (pág 12/28 – prova V)

Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.

I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.

II. Diferentes tipos de bactérias participam da transformação do gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.

III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II eIII,apenas.

D) III, apenas.

E) I, II e III.

O gabarito oficial apresenta as três alternativas como corretas. No entanto, alguns cursinhos solicitaram a anulação da questão ou retificação do gabarito, considerando que a expressão “as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera,” está incorreta. A justificativa considera que uma outra questão (muito bem formulada por sinal), a  de número 21 da mesma prova V, exigia compreensão literal e cuidadosa dos ciclos diurnos e noturnos na fisiologia vegetal. Além disso, o verbo empregado (bombear) se refere a algo que as plantas literalmente não fazem. A combinação dos efeitos da pressão positiva da raiz, consequência da osmose, capilaridade, e transpiração explica o movimento da seiva xilemática.  Reproduzo a seguir a explicação que aparece em meu livro Novas Bases da Biologia, (ed. IBEP), vol 2, p. 266-7:

SEIVA_1

 

SEIVA_2

Observe que, para montar o engenhoso experimento (fig 12.30), é preciso ter uma membrana MICROPOR recobrindo o funil e a água deve ser fervida e resfriada sem contato com o ar. A demonstração funciona e permite realizar uma série de estudos, a parir da área de evaporação, extrapolando resultados para as plantas.

Veja a prova completa da primeira fase da FUVEST 2018 em : https://goo.gl/mdYZXa

 

 

 

Mais Populares

Três Formas de (des)Valorização dos Professores

Categoria: Escola

Três Formas de (des)Valorização dos Professores

Charles Darwin e a escravidão no Brasil

Categoria: Ciência

Charles Darwin e a escravidão no Brasil

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.