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Disciplina de Pós Condensada – 3-5/Dezembro

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Disciplina de Pós Condensada – 3-5/Dezembro

Disciplina: Tópicos de Epistemologia, História Contrafactual da Biologia e Midialogia (EDM 5158)

Estão abertas as inscrições para a disciplina acima referida, do programa de pós-graduação em Educação (Área de Concentração: 48136) . Ela será ministrada de maneira condensada, nos dias 3 (M e T), 4 (M e T) e 5 (M) de dezembro de 2018, na Faculdade de Educação da USP (campus Butantan). Alunos de cursos de pós-graduação da USP (alunos regulares) e de outras instituições, públicas ou privadas, (alunos especiais) podem solicitar inscrição. O oferecimento é gratuito, mas as vagas são limitadas, e devem ser encaminhadas por meio do sistema Janus, ou por meio da secretaria de pós-graduação da FEUSP, tels. (11) 3091-3519 e (11) 2648-1175.

A disciplina tem por objetivo rever tópicos de Epistemologia da Biologia Evolutiva, revisando estudos do desenvolvimento histórico das teorias evolutivas e da Genética Mendeliana, com a ajuda de ferramentas da historiografia contrafactual. Pretende discutir consequências das versões tradicionais do desenvolvimento dessas teorias para o ensino de Genética e Evolução, bem como implicações da historiografia contrafactual da Biologia para a divulgação científica.

O debate público sobre a biologia evolutiva ganha importância crescente no Brasil, quando várias iniciativas apresentam visões supostamente científicas para justificar o retorno de narrativas finalistas e dogmáticas sobre a origem dos seres vivos e da própria espécie humana. Essas iniciativas são beneficiadas por certas narrativas da história da ciência que envolvem a teorização de Charles Darwin e sua relação com o desenvolvimento da Genética Mendeliana. Uma nova historiografia contrafactual trouxe elementos inovadores, tanto no campo da epistemologia quanto na educação. Particularmente interessante é a análise de possibilidades alternativas no desenvolvimento da ciência, como no caso do choque entre William Bateson e Raphael Weldon sobre a importância das ideias de Mendel para a evolução biológica. O sucesso do ponto de vista de Bateson, em parte devido à morte prematura de Weldon, levou à criação e popularização do termo “Genética” em um contexto mendeliano de dominância simples, reificação do conceito de gene e gradual difusão de visões de determinismo genético. As possibilidades educacionais de uma versão alternativa serão debatidas.
Weldon
Raphael Weldon (1860-1906)

A disciplina será ministrada pelo prof. Nelio Bizzo (USP) e contará com a participação do prof. Gregory Radick (Univ. Leeds/ UK), por via remota. É desejável ter domínio de inglês, e é exigida leitura prévia de um texto, a ser fornecido pelo professor responsável aos alunos matriculados.
Greg
Prof.Gregory Radick, da Universidade de Leeds (UK), com participação especial confirmada na disciplina.
A ementa da disciplina está disponível. Pede-se desconsiderar informações desatualizadas sobre oferecimento e duração, atendo-se apenas à ementa e bibliografia: https://goo.gl/oSMdu1

Alunos especiais podem encontrar mais informações no site da FEUSP (http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/aluno-especial), e devem contatar diretamente o professor responsável, pelo e-mail BIZZO@USP.BR.

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