Nélio Bizzo Arquivos » ENEM 2015 – Biologia para professores

26

seg

ENEM 2015 – Biologia para professores

Categoria: Blog

ENEM 2015 – Biologia para professores

Os comentários das questões do ENEM são invariavelmente para alunos que prestaram a prova. Não se encontram sites que façam comentários mais profundos, destinados aos professores. Nesta postagem, lanço a ideia de manter um diálogo direto com o professor de Biologia, que normalmente é cobrado na semana seguinte da prova, de modo a comentar questões específicas, principalmente as polêmicas, e uma visão geral da prova.

O ENEM 2015 trouxe 15 questões de Biologia, com perfil bastante conservador, com exceção talvez de duas. Uma delas (Questão 58) trazia um contexto histórico do Oriente sobre ótica, e exigia a aplicação do conhecimento físico no olho humano, identificando a retina como o plano no qual se forma a imagem invertida da câmara escura clássica. Outra (questão 47) trazia um tema bastante distante da abordagem clássica da embriologia do ensino médio, mas a informação do texto introdutório era suficiente para sua solução (veja postagem seguinte).  Mas as demais podem ser consideradas questões bastante tradicionais, não apenas pelo fato de abordarem temas básicos, mas também pelo fato de as alternativas apresentarem, como regra, afirmações absurdas, que só seriam escolhidas “no chute” cego. Mesmo sem compreensão profunda, nem mesmo do texto introdutório, a leitura atenta apenas das alternativas já permitia identificar a resposta correta em muitos casos.

Essa parece ser a regra de ouro que os professores costumam ensinar a seus alunos: controlar o tempo, prestando atenção na linha de comando do item e leitura atenta das alternativas. Em uma primeira leitura, isso permitiria resolver pelo menos metade das questões de Biologia, economizando tempo precioso, que poderia ser utilizado com questões que envolvem cálculos, como as de Física e Química.

A seguir, veja questões comentadas, tendo sido destacados exemplos que merecem consideração mais profunda. O cometário dos cursinhos evita os aspectos polêmicos, os quais me disponho a discutir e dialogar com os professores. Destaco também exemplo de questões tradicionais, como o que trata do deslocamento de aminoácidos no citoplasma da célula.

Estou à disposição para receber seus comentários, seja pelo Blog ou diretamente pelo e-mail contato@neliobizzo.pro,br.

 

ENEM_2015_Histologia_expressao_genica

 

ENEM_2015_DENGUE

 

ENEM_2015_CITOPLASMA

 

ENEM_2015_87_AMARELA_NITROGENIO

 

ENEM_2015_64_AMARELA_ANFIBIOS

 

ENEM_2015_54_AMARELA_INSULINA

ENEM_2015_49_FOTOSSINTESE (1)

ENEM_2015_81-bioenergética

Mais Populares

Criacionismo x Evolucionismo

Categoria: Teoria

Criacionismo x Evolucionismo

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

Categoria: Blog

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.