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Categoria: Palestras Lecionadas
Pesquisa sobre Sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Esta pesquisa foi avaliada e aprovada pelos Comitês Científicos de dois congressos de Ensino de Ciências que ocorreram quase ao mesmo tempo na Europa (Chipre e Espanha). Ela revelou a importância dos “macetes” para resolver questões de Biologia do ENEM, nas quais há questões com textos longos. A conclusão foi a de que há questões com “Performance Induzida Reversa” (PIR, ou. em inglês RIP “Reverse Induced Performance”), que devem ser resolvidas de maneira cuidadosa, porém rápida. O artigo tem sido consultado por centenas de pesquisadores de todo o mundo desde sua publicação.
Veja a matéria da TV brasileira feita pela jornalista Renata Cafardo, e faça o download do artigo:
Faça o download do artigo que discute desempenho diferencial no ENEM (em PORTUGUÊS): https://goo.gl/1hm2oL
Para citar o artigo de discute desempenho diferencial no ENEM:
BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 415-419, 2013.
Faça o download do capítulo de livro que discute as causas do desempenho diferencial no ENEM (em inglês): https://goo.gl/Jrz7Hd
Para citar o capítulo:
BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . IN-CONTEXT ITEMS IN A NATION WIDE EXAMINATION: WHICH KNOWLEDGE AND SKILLS ARE ACTUALLY ASSESSED? IN Constantinou, C. P., Papadouris, N., & Hadjigeorgiou, A. (Eds.). (2014). E-Book Proceedings of the ESERA 2013 Conference: Science Education Research For Evidence -based Teaching and Coheren ce in Learning. Nicosia, Cyprus: European Science Education Research Association. ISBN: 978-9963-70077-6.
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