Nélio Bizzo Arquivos » O ENEM e a contextualização: os macetes funcionam?

29

ter

O ENEM e a contextualização: os macetes funcionam?

Categoria: Blog

O ENEM e a contextualização: os macetes funcionam?

O ENEM traz questões que são apontadas como inovadoras, pois evitariam certos vícios comuns em vestibulares, como exigir memorização de fórmulas e enunciados conceituais. Elas utilizam o recurso de apresentar trechos iniciais de contextualização, frequentemente na forma de textos curtos. Nesta pesquisa, foram investigadas questões de Biologia das últimas edições da prova, que foram apresentadas a grupos de alunos de duas maneiras: com os textos curtos e sem esses textos.

Veja a matéria do noticiário, que trouxe resultados surpreendentes. O trabalho foi arbitrado por pesquisadores estrangeiros especializados e aprovado para apresentação no Congresso Internacional sobre Pesquisa em Didática das Ciências, que ocorreu em Girona, na Espanha, e no Congresso Europeu de Ensino de Ciências, que ocorreu em Nicosia, em Chipre.

 

Faça o download do artigo que discute desempenho diferencial no ENEM (em PORTUGUÊS): https://goo.gl/1hm2oL

 

Para citar o artigo de discute desempenho diferencial no ENEM:

BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 415-419, 2013.

 

Faça o download do capítulo de livro que discute as causas do desempenho diferencial no ENEM (em inglês): https://goo.gl/Jrz7Hd

Para citar o capítulo:

BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . IN-CONTEXT ITEMS IN A NATION WIDE EXAMINATION: WHICH KNOWLEDGE AND SKILLS ARE ACTUALLY ASSESSED? IN Constantinou, C. P., Papadouris, N., & Hadjigeorgiou, A. (Eds.). (2014). E-Book Proceedings of the ESERA 2013 Conference: Science Education Research For Evidence -based Teaching and Coheren ce in Learning. Nicosia, Cyprus: European Science Education Research Association. ISBN: 978-9963-70077-6.

Mais Populares

Criacionismo x Evolucionismo

Categoria: Teoria

Criacionismo x Evolucionismo

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

Categoria: Blog

Palestra “DARWIN e ARISTÓTELES: discutindo a relação” – III

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.