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O ENEM traz questões que são apontadas como inovadoras, pois evitariam certos vícios comuns em vestibulares, como exigir memorização de fórmulas e enunciados conceituais. Elas utilizam o recurso de apresentar trechos iniciais de contextualização, frequentemente na forma de textos curtos. Nesta pesquisa, foram investigadas questões de Biologia das últimas edições da prova, que foram apresentadas a grupos de alunos de duas maneiras: com os textos curtos e sem esses textos.
Veja a matéria do noticiário, que trouxe resultados surpreendentes. O trabalho foi arbitrado por pesquisadores estrangeiros especializados e aprovado para apresentação no Congresso Internacional sobre Pesquisa em Didática das Ciências, que ocorreu em Girona, na Espanha, e no Congresso Europeu de Ensino de Ciências, que ocorreu em Nicosia, em Chipre.
Faça o download do artigo que discute desempenho diferencial no ENEM (em PORTUGUÊS): https://goo.gl/1hm2oL
Para citar o artigo de discute desempenho diferencial no ENEM:
BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 415-419, 2013.
Faça o download do capítulo de livro que discute as causas do desempenho diferencial no ENEM (em inglês): https://goo.gl/Jrz7Hd
Para citar o capítulo:
BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . IN-CONTEXT ITEMS IN A NATION WIDE EXAMINATION: WHICH KNOWLEDGE AND SKILLS ARE ACTUALLY ASSESSED? IN Constantinou, C. P., Papadouris, N., & Hadjigeorgiou, A. (Eds.). (2014). E-Book Proceedings of the ESERA 2013 Conference: Science Education Research For Evidence -based Teaching and Coheren ce in Learning. Nicosia, Cyprus: European Science Education Research Association. ISBN: 978-9963-70077-6.
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