Nélio Bizzo Arquivos » A Radicalidade da primeira edição do Origem das Espécies

12

seg

A Radicalidade da primeira edição do Origem das Espécies

Categoria: Blog

A Radicalidade da primeira edição do Origem das Espécies

Neste “Dia de Darwin 2018″, em pleno carnaval, não se pode deixar a folia obscurecer a importância da efeméride. Uma série de palestras ao longo de 2018 discutirá a profunda mudança na maneira de conceber a diversidade biológica introduzida pela obra mais conhecida e influente de Charles Darwin, “A Origem das Espécies”.

A pré-estreia da série será no próximo dia 22 de Fevereiro, em uma das palestras do “Darwin Day 2018″ no Museu de Zoologia da USP, às 15h (entrada franca). Essa primeira palestra abordará a questão da maneira como o escravagismo em formigas foi descoberto, apresentado à sociedade do tempo de Darwin e como ele a discutiu em seu livro, combinando suas concepções políticas e morais com a concepção evolutiva que apresentava ao mundo.

Apresentacao_1st_slave_v1
A estreia oficial da série está planejada para ocorrer no II Encontro Alagoano de Evolução, que ocorrerá em Maceió (Alagoas), entre 7 e 9 de março, no Museu de História Natural da UFAL. Nessa oportunidade a palestra abordará não apenas a questão da escravidão, mas também outros aspectos da radicalidade da primeira edição dessa obra que mudou nossa forma de conceber a diversidade biológica. Serão discutidos aspectos da grandeza de sua visão de mundo, mas também alguns dos compromissos,conscientes e outros, talvez, inconscientes, de sua abordagem radical.

Apresentacao_1st_ser

No dia 13 de Março volto a discutir a questão do escravagismo e dos comportamentos supostamente naturais na primeira edição do Origem das Espécies. Desta vez, com estudantes do curso de diversas licenciaturas no Instituto Federal de São Paulo.
Apresentacao_1st_slave_v1a
E outras palestras, em tratativas, serão anunciadas nos próximos dias. Aguardem!

Mais Populares

Baiacu: Com apenas quatro dentes e tão perigoso!

Categoria: Animais

Baiacu: Com apenas quatro dentes e tão perigoso!

Obesidade: estamos mesmo…

Categoria: Nutrição

Obesidade: estamos mesmo…

Esse site é validado pela W3C, desenvolvido de acordo com os padrões de conteúdo e acessibilidade.